Insônia por estresse, como enfrentar essa companhia atormentadora?
Dia a dia corrido, muita responsabilidade e afazeres. Sua vida não para e nem na hora de dormir a sua cabeça entende que é tempo de descanso. Durante a noite você literalmente frita na cama, de um lado para o outro. Dormir bem pode ser um privilégio de poucos no mundo de hoje, especialmente se você vive em uma grande metrópole, como São Paulo, onde todos os dias você enfrenta engarrafamentos, transporte público precário, poluição, violência e tantos outros fatores que podem resultar em noites mal dormidas.
Não é à toa que cada vez mais pessoas apresentam os sintomas de uma companhia indesejada, que se instala em seus corpos sem pedir licença. A insônia é uma alteração do sono que pode trazer prejuízos físicos e mentais para o seu bem estar , se você não reagir a tempo. A qualidade de vida de uma pessoa que não dorme bem diminui drasticamente e isso pode ter sua origem na ansiedade e no estresse que alimentamos em nossas modernas e atribuladas rotinas.
Causas da alteração do sono
Nosso organismo funciona como um grande sistema, que adota procedimentos de proteção quando é necessário. E nossa cabeça é o centro desse processamento de defesa. Quando você vai à cama levando em sua mente todos os problemas que você tem para resolver amanhã, ao longo do dia, o que você está fazendo é uma armadilha. Porque você está fazendo o seu cérebro entender que o seu corpo está em uma situação vulnerável e que é preciso encontrar uma solução. Ou seja, você está dizendo ao seu cérebro que mantenha o seu corpo em alerta e esteja pronto para agir . Não é de estranhar que você não tenha sono ou que tenha dificuldade em pegar no sono e que durante o dia você se sinta moído, sem forças para nada, sem capacidade de concentração e com uma sonolência excessiva.
Com o simples fato de permitir que o estresse tome conta da sua cabeça, você abre as portas para os distúrbios do sono, que reduzem sua qualidade de vida, que geram mais preocupações e ansiedades e tudo vai virando uma bola de neve e, em alguns casos, permitindo que se instale uma doença no seu corpo.
Sintomas que evidenciam que você sofre de insônia por estresse
O estresse é o grande inimigo da sua qualidade de vida, ao comprometer a sua saúde mental, ele vai gerar efeitos em cadeia que afetam o seu bem estar e vai produzir, invariavelmente sintomas físicos. Identificar se uma pessoa sofre de insônia é fácil e certamente você já passou por isso em algum momento da sua vida. Ou então já conviveu com alguém que sofria na hora de dormir.
Todos os dias você enfrenta dificuldade para conseguir dormir? Ou você se desperta constantemente durante a noite é custa voltar a dormir? Isso é insônia, não tenha dúvida. Mas não param por aí, os sintomas da insônia por estresse também podem vir sob a forma de um sono que não te descansa de verdade, ou aquele sono leve, que nunca chega a entrar num nível profundo, ou o fato de se levantar mais cedo do que o necessário. Além disso, a insônia também pode se manifestar em forma de efeitos no dia seguinte: pensamentos um pouco embaralhados, falta de concentração num assunto ou até mesmo tremor sem sentir frio.
Efeitos negativos para a saúde
A insônia pode produzir muitos efeitos colaterais se não é tratada com a devida importância que deve ter. Nem todos os que sofrem de insônia costumam buscar ajuda, porque consideram que é uma bobagem. Em geral, essa bobagem pode produzir sérios danos à saúde física e à saúde mental de uma pessoa e daqueles que estão ao seu redor. Inicialmente você perde em atenção, concentração e reflexo. Seu cérebro se torna mais incapaz, porque você não permitiu ao seu corpo o reequilibrio necessário que o sono produz. A insônia vai deterioriando sua capacidade de relacionamento social, sua capacidade cognitiva e, inclusive, pode levar à depressão.
E um indivíduo que sofre de insônia pode provocar outros tipos de prejuízos indiretos a sua própria vida e a dos demais, como acidente de tráfico ou no trabalho ou mesmo nos afazeres domésticos. O tratamento da insônia não exige grandes investimentos, mas, antes de tudo, exige que pelo menos se reconheça que em longo prazo a insônia pode produzir prejuízos graves.
O que fazer para combater a insônia?
Primeira coisa a fazer é dar um freio de arrumação na sua vida. Ter consciência de que dormir bem é uma prioridade e que todo os outros quesitos da sua vida, seja profissional, amorosa, social, dependem do seu bem estar. Dormir melhor tem que ser uma decisão e para toda a vida. Daí em diante combater a insônia é questão de compromisso de você consigo mesmo e com a sua saúde.
Dado esse primeiro passo, assuma seus limites e não assuma compromissos que vão consumir sua cabeça. É preciso zerar os ponteiros, por isso tire uns dias ou algumas horas do dia para se dedicar a colocar o sono em equilíbrio, é uma medida inevitável. Desative o seu sistema nervoso proibindo a você mesmo de usar qualquer dispositivo eletrônico ou telas no seu quarto. Faça atividade física pela manhã, é muito importante evitar a excitação dos exercícios físicos pela noite. Não teve jeito, o dia foi estressante, lance mão de exercícios de relaxamento para te colocar de volta no eixo. E, por fim, na hora de dormir, garanta que seu colchão, travesseiros e lençóis te façam sentir o mais confortável possível.