Pesquisa documental: aumenta os seus conhecimentos graças a pesquisa bibliográfica
Nem todas pesquisas dependem de pesquisa de campo, como questionários e experimentos. Uma forma de busca muito útil é através da pesquisa documental, que também possibilita ampliar o nosso conhecimento sobre determinado assunto e responde a muitas perguntas e dúvidas sobre um tema específico. A pesquisa documental ou bibliográfica é aquela em que obtemos a informação através da seleção, organização e compilação de fontes documentais, que podem ser livros, registros, jornais, recursos audiovisuais, dentre outros. Um conceito muito presente nas Ciências Sociais e imprescindível na ciência em geral. Algumas pesquisas são baseadas unicamente documentos, como por exemplo, para referências de alguma personalidade ou evento histórico.
São pesquisas que se distinguem de acordo com o tipo de metodologia e procedimento utilizados. O aperfeiçoamento dos métodos usados melhoram as condições para que as pesquisas possam ser feitas de uma maneira muito mais eficiente e rápida.
Características da pesquisa documental
Algumas características definem muito bem esse estilo, quais sejam:
- Coleta e o uso de dados: com todas as informações coletadas disponíveis, pode-se analisar e obter resultados a partir desses dados.
- Seguir uma ordem lógica: se o que se está procurando está relacionado com eventos passados, a organização é feita considerando o mais antigo até o mais recente. Também é válido a utilização de ferramentas de pesquisas que já foram utilizadas anteriormente.
- Pesquisa teórica ou referencial: baseia-se na exposição das teorias existentes, bem como as linhas de investigação que foram utilizadas.
- Encontrar vazios e reinterpretação: ao pesquisar matérias que já existem sobre um determinado assunto, é possível encontrar aspectos que ainda não foram abordados, ou ainda casos em que uma teoria não foi devidamente analisada o que dará margem à sua reinterpretação.
Quais são os tipos de pesquisa documental?
Existem dois tipos de pesquisa documental, a Exploratória e a Informativa. A pesquisa exploratória tem como objetivo principal comprovar se uma ou mais hipóteses de um questionamento são válidas. Permite ainda a compreensão de questões complexas, através de análises e formulações de possíveis soluções à mesma. É explorado tudo a respeito do objeto de estudo.
Já a pesquisa informativa tem o objetivo de informar sobre o que é mais relevante e importante em um tema específico. O objeto de estudo é descrito da maneira mais detalhada possível, organizando e selecionando todas as informações coletadas previamente para a formulação e redação do trabalho. São técnicas que se baseiam na localização, extração e fixação de dados, construindo assim um mapa conceitual e documental de toda a informação obtida. O leitor dessas pesquisas tem que ser capaz de entender e interpretar todo o conteúdo, formulando assim as suas próprias conclusões.
Fontes documentais que podem ser utilizadas
As fontes em uma pesquisa documental baseiam-se na análise de dados primários, ou seja, da sua fonte original, por isso um dos pontos principais nesse tipo de pesquisa é a confiabilidade da fonte de onde está sendo retirada toda a informação. Diversas podem ser as fontes em uma pesquisa documental:
- Pesquisa bibliográfica: é a revisão de livros.
- Pesquisa hemerográfica: tem como material de apoio periódicos, revistas e publicações de qualquer tipo.
- Pesquisa audiovisual: qualquer material sonoro, de vídeo, incluindo no formato escrito e fotografias.
- Pesquisa de arquivos: utiliza tudo o que encontre no lote de um arquivo específico, como pro exemplo, a documentação de uma empresa específica, ou seja, todo o material e informações disponíveis na empresa sobre um assunto determinado ou ainda correspondências, dentre outros.
Metodologia de uma investigação documental
A metodologia aplica segue alguns passos como veremos a seguir:
- Seleção das fontes: uma primeira seleção superficial é feita, sobre os materiais que seriam úteis para a pesquisa.
- Revisão: é feita uma revisão dentre os materiais inicialmente selecionados, descartando o que seja menos útil aos objetivos especícificos em questão.
- Agrupamento: é feita uma comparação e organização do material para obter as citações e referências que serão necessárias para sustentar as teses e teorias do pesquisador.
- Interpretação: através de uma análise será elaborada um proposta de leitura crítica, opinião e interpretação ou mesmo dedução fundamentadas nos pontos de vista do pesquisador.
- Conclusões: O fechamento em torno do tema, com a demonstração das técnicas utilizadas e de todos os pontos abordados pela pesquisa realizada, bem como suas possíveis causas, consequências e significados.