O que é a sociedade da informação?
Uma das principais características do mundo contemporâneo é a enorme quantidade e produção da informação. Mas você saberia dizer o que isso significa para a sociedade? Ou seja, em um ecossistema condicionado as inovações tecnológicas, vivemos em um período onde as barreiras geográficas já não importam.
Assim, quando olhamos ao nosso redor nos damos conta de que tanto no trabalho como no ócio, o desenvolvimento tecnológico está presente em tudo. Em outras palavras, define a maneira como nos relacionamos com os demais e com o nosso entorno. Portanto, essas inovações tecnológicas estão intimamente relacionadas com a tecnologia da informação e comunicação. Hoje tornando-se um dos fundamentos principais que construíram esse modelo de sociedade do futuro.
Qual o significado da terminologia?
A denominação de “Sociedade da informação” existe a muito pouco tempo, aproximadamente na década de 80. De fato, um dos principais fatores que promoveram a origem do termo foi a evolução da era industrial, graças ao desenvolvimento da internet. Isto é, o conceito está vinculado com a transição entre a sociedade industrial a sociedade pós-industrial ou sociedade da informação.
Evidentemente, a partir da informação nós desenvolvemos uma série de conhecimentos. Desse modo, esse conhecimento por sua vez é absorvido, difundido e eventualmente se transforma e produz ainda mais conhecimento. Nesse sentido, surge de maneira quase natural um círculo de progresso que alimenta o progresso da sociedade humana como um todo.
Benefícios da sociedade da informação
A sociedade da informação traz consigo certos benefícios culturais, sociais e econômicos, principalmente, quando estão relacionados a liberdade de expressão e de comunicação. Por isso, com a internet acessar a qualquer tipo de informação nunca foi tão fácil. Dessa maneira temos a nossa disposição uma série de conteúdos de praticamente todas as temáticas que existem.
Além da facilidade para compartilhar e distribuir qualquer tipo de informação, a internet tem um papel fundamental nessa nova realidade. Em outras palavras, essa revolução da informação trouxe para a sociedade moderna uma nova maneira de se relacionar, acercando culturas e trazendo novas ideais.
Os limites da sociedade da informação
Apesar de a tecnologia ter um papel fundamental no progresso do homem, o desenvolvimento da sociedade da informação também depende de regulamento. Sendo assim, a produção tecnológica de aplicativos e serviços sempre serão de certa forma produtivos para nossa sociedade.
Embora, ainda falta muita política pública para guiar o desenvolvimento da sociedade da informação, não só a tecnologia deveria ter regras, mas todo o seu contexto. Ou seja, essa sociedade da informação que agora está em um período de crescimento contínuo e deliberado, deve também evitar as rupturas sociais que possam surgir derivadas dessa brecha digital.
Desse modo, todo meio popularizado na rede deveria também contar com uma prévia formação para o usuário que sejam obrigados a utilizar este meio. Assim evitando uma segregação digital que já existe e está muitas vezes vinculada a características econômicas, geográficas, de gênero, etc.
A sociedade da informação acontece agora
Mesmo que imaginemos que no futuro as coisas serão muito diferentes de como são hoje a mudança ocorre progressivamente. Desse modo podemos observar mudanças até mesmo no nosso dia a dia e da maneira que nos relacionamos com a informação.
Por essa razão, as futuras gerações já entendem o desenvolvimento tecnológico e da informação como uma realidade latente de suas vidas. Em suma, a tecnologia estará cada vez mais presente na vida das pessoas e cada vez mais produziremos uma enorme quantidade de informação. Finalmente, esse fato supõem uma mudança radical no estilo de vida das 3 últimas gerações representando como o progresso tecnológico tem um papel definitivo no futuro da civilização humana.