Nômade digital, uma nova tendência do mundo globalizado
Com o avanço da globalização e do desenvolvimento das tecnologias de informação, o mundo se tornou um lugar de muitas possibilidades e as fronteiras cada vez mais virtuais. Portanto, ser um nômade digital é um dos estilos de vida que mais se fala ultimamente na internet. Ou seja, o novo paradigma laboral ou quem sabe, o futuro do mercado de trabalho.
Sem embargo, apesar de escutar essa terminologia com frequência nas redes, não são todos que entendem o que ser um nômade digital significa. Desta forma, nesse artigo vamos tentar desmistificar essa interessante maneira de trabalhar e de gozar a vida de uma maneira diferente.
O que é um nômade digital?
Vamos começar então como uma definição: Um nômade digital ou digital nomad é uma pessoa que utiliza a internet para poder desempenhar a sua função, para vender seus conhecimentos a outras pessoas ou empresas. Em outras palavras, seriam aquelas pessoas que trabalham remotamente, dessa forma permitindo que essa pessoa não precise necessariamente de uma residência fixa.
Portanto, desde essa perspectiva de mercado laboral podemos extrair várias vantagens que um nômade digital pode usufruir, como: liberdade de movimento, estilo de vida diferenciado, flexibilidade de horário, entre muitas outras.
Mudanças na cultura do trabalho
Certamente depois da revolução industrial, nunca foi visto uma mudança tão dramática no mundo laboral como podemos observar hoje. Estamos atualmente na era da informação e com o avanço das tecnologias de comunicação estamos submersos a um mundo de eventuais mudanças.
Em síntese, graças a tecnologia, a digitalização do trabalho avança em um ritmo constante. Com ela, foi aberto um abanico de novas formas de trabalho e de possibilidades para criar empresas online, gerir computadores de forma remota e recrutar os melhores profissionais de qualquer lugar do mundo.
Encontrar um trabalho com salário digno
Agora, uma das grandes dúvidas de qualquer pessoa antes de se transformar em um trabalhador remoto é saber se a renda será suficiente para padrões de vida normais. Antes de se aventurar nesse novo modelo laboral é importante ter tudo muito bem estudado para evitar frustrações futuras.
Além de ter a opção de receber um salário decente, você também terá a oportunidade de montar seu próprio negócio. Adaptar as suas necessidades econômicas com as sus necessidades laborais pode ser um excelente conselho para descobrir aquele trabalho que vai te satisfazer em todos os sentidos.
Quais são os trabalhos que me permitem viver como um nômade digital?
Existe uma quantidade muito grande de trabalhos que podem permitir que você viva como uma nômade digital. Na realidade esse tópico poderia ser praticamente infinito poque qualquer trabalho que pode ser realizado utilizando apenas a internet te permite ser um nômade digital.
Uma das profissões mais requisitadas e que necessitam de um estudo prévio é a de programador. Qualquer trabalho que tem a ver com a expansão da internet pode entrar nessa lista. Estes profissionais são indispensáveis para poder personalizar qualquer aspecto de uma página web, optimizar a sua velocidade de carregamento, adicionar mais funcionalidades e atualizações.
Outra profissão muito interessante para se ter como nômade digital é a de fotógrafo profissional. Os fotógrafos hoje em dia tem uma nova ferramenta muito interessante para poder monetizar o seu trabalho através dos bancos microstock. As páginas web necessitam de imagens com as quais preencher seus conteúdos e esses bancos são a solução.