Atividade física para aliviar sintomas de depressão
De forma geral os sintomas de depressão e ansiedade melhoram drasticamente com atividade física. Logo, padecer de depressão e ansiedade muitas vezes pode ser por si só uma grande barreira para praticar atividade física. Porém, a partir do momento que vier aquela motivação de fazer alguma atividade física, ela poderá ser o início de uma jornada até a recuperação desse quadro crônico.
Praticar atividade física ajuda a prevenir e a melhorar diversos problemas de saúde, como: a pressão arterial alta, a diabetes e a artrose. Desse modo as investigações mais recentes sobre depressão, ansiedade e prática de atividades físicas, demostraram que os efeitos psicológicos e fisiológicos também são um fator fundamental para diminuir todos os sintomas da ansiedade.
Como a atividade física pode atenuar os sintomas da ansiedade e da depressão?
Assim sendo, praticar qualquer tipo de atividade física de forma regular, podem aliviar os sintomas da ansiedade e da depressão. Em primeiro lugar, a prática regular de atividade física libera endorfinas que geram a sensação de bem-estar. Em outras palavras, praticar atividade física de forma regular, estimula a secreção de substâncias químicas naturais do cérebro que incrementam a sensação de bem-estar.
Outro forte fator que auxilia no tratamento dos sintomas da depressão na prática de atividade física regular é a distração. Ou seja, a prática de exercícios físicos regularmente ajuda a liberar a mente das preocupações constantes. Dessa maneira saindo desse ciclo vicioso de pensamentos negativos que apenas alimentam a depressão e a ansiedade.
O que poderia ser considerado atividade física?
Atualmente algumas pesquisas demonstram que a atividade física, como caminhadas regulares, não só programas de exercícios formais, auxiliam na melhoria dos ânimos. A atividade física e os exercícios físicos não são necessariamente a mesma coisa. Contudo, ambos são extremamente necessários para ter uma vida saudável.
Em primeiro lugar a atividade física poderia ser considerada qualquer tipo de movimento que nos obriga a utilizar os músculos e a gastar energia. Logo o exercício físico é uma série de movimentos corporais planificados com o intuito de treinar, manter e desenvolver o condicionamento físico. Nesse sentido a palavra exercício físico pode parecer algo relacionado com a academia ou a musculação. Porém existe uma variada gama de atividades físicas consideradas exercícios físicos para todos os mais variados gostos e interesses.
Quanto tempo de atividade física diária é o suficiente?
Segundo algumas pesquisas realizadas recentemente, fazer minimamente 30 minutos de qualquer atividade física de alta intensidade é o suficiente. Também quando praticada de forma regular é possível perceber os efeitos positivos sobre os sintomas da depressão e da ansiedade.
No entanto, sessões mais curtas de atividade física, de 10 a 15 minutos cada, podem fazer a diferença. Dessa maneira melhorando o seu humor e a sua motivação. Logo os benefícios da atividade física para a saúde mental durarão apenas se você os mantiver a longo prazo e esta é outra razão pela qual você deve procurar atividades que você goste.
Técnicas e maneiras para sentir-se motivado
Pode ser difícil começar e manter uma rotina regular de exercícios ou atividades físicas, mas para isso existem algumas técnicas que poderão te ajudar a não perder o foco. Em primeiro lugar o melhor conselho para começar a praticar alguma atividade física é identificar o que você gosta de fazer. Ou seja, descubra que tipo de atividade física você tem mais probabilidade de fazer e pense em quando e como você provavelmente faria isso.
Assim também, uma excelente maneira de se preparar para começar a praticar exercícios físicos é procurar o apoio de um profissional de saúde mental. Fale com o seu médico ou profissional especializado para obter orientação e apoio. Fale sobre um programa de exercícios ou atividade física e como ele se encaixaria em seu plano geral de tratamento.